Ethos Animalis

"Os animais não são nossos para comer, usar, fazer experiências, ou para entretenimento."

Por Flávio de Assis
Em 1975, O filósofo Peter Singer lança o livro Liberação Animal. Nesse livro ele expõe suas idéias contra o especismo, propondo uma nova visão ética em relação aos animais a partir de uma concecpão utilitarista. As idéias de Singer abriram espaço para o debate sobre o uso de animais em pesquisas, alimentação e entretenimento.
Influenciados pelas idéias de Singer e pelo crescente movimento da contracultura (típico da década de 70 do século XX) começaram a surgir grupos ativistas pela proteção dos direitos dos animais. As atividades de tais grupos incluem manifestações contra o uso de animais, denúncias de maus tratos, divulgação do vegetarianismo, pressão sobre redes de fast food, boicote aos produtos e pesquisas que utilizam animais... Alguns radicais atacam os pesquisadores, invadem os centros de pesquisas e espionam a comunidade cientifica para expor práticas de pesquisa com animais em laboratórios.
O maior e mais radical grupo ativista de proteção aos animais é o PeTA (People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas pelo tratamento ético dos animais) que possui mais de dois milhões de afiliados entres eles o ex-beatle Paul McCartney entre outras celebridades.
O objetivo do PeTA é a liberdade total dos animais, ou seja, a organização é contra: o consumo de carne, animais de estimação, zoologicos, circos, vestes de origem animal (lã, couro) e principalmente contra qualquer tipo de pesquisa cientifica ou médica com uso de animais. Seu lema é “Animais não são nossos para comer, vestir, usar em experiências ou para entretenimento.”
Fundada em março de 1980 por Ingrid Newkirk e Alex Pacheco, o grupo se tornou mundialmente conhecido em 1981 ao denunciar uma experiência cientifica na qual 17 macacos eram violentamente maltratados. O caso ficou conhecido como os macacos de silver spring. Alex Pacheco trabalhava no instituto de Investigação animal; mesmo local onde trabalhava Edward Taub. Taub fazia experimentos sádicos e crueis com macacos, desrespeitando a leis de proteção aos animais. Pacheco filmou a experiência e denunciou Taub. Os macacos foram resgatados e Taub sofreu penas legais, como a perda de incentivos financeiros as suas pesquisas. Trechos do vídeo-denúncia se encontram no filme “PeTA Anti Animal Testing”. Outra filmagem (também pode ser vista no mesmo vídeo) que fortaleceu o grupo foi do caso dos testes de spray de cabelo que deixaram coelhos-cobaias cegos.
Ironicamente, atualmente o PeTA sofre críticas e repressões por outros grupos de amantes de animais. Isso por causa de sua politica contra animais de estimação: O PeTA acredita que o desejo de receber e possuir o amor do animais é egoista e causa muitos danos aos mesmos, priva o animal de se envolver em seu comportamento natural: ”Eles são restritos aos lares humanos, onde devem obedecer a comandos e só pode comer, beber e até mesmo urinar quando os humanos lhes permitem.” Por esse motivo e pelo problema da super população de cães e gatos, o PeTA adotou a eutanásia para a maioria dos animais de estimação sobre sua tutela (animais abandonados nas ruas ou retirados de seus donos vitimas da maus tratos).
De Tal situação surge questionamentos filosóficos: Quem decide para os animais o que é melhor: morrer ou viver em um confinamento de escolhas?
Apesar da forte pressão exercida pelo grupos ativistas sobre a sociedade cientifica, não há um conseso entre os pesquisadores. Alguns pesquisadores defendem a abolição do uso de animais, outros defendem o uso; agurmentando que o uso de animais atualmente é indispensável para as pesquisas. A maioria defende o princio do três R’s, o qual foi proposto por Russel e Burch. Tal principio influenciou a atual legislação referente ao uso de animais em laboratórios. O três “R”s são Replacement (Substituição), Reduction (Redução) e Refinement (Refinamento).
Utilizar o princípio dos três “R” é buscar sempre que possível substituir a experimentação com animais passiveis de sentir dor por material não passível de sentir dor (Replacement), diminuir o uso de animais para o mínimo necessário e aumentar a qualidade do tratamento estatístico (Reduction) e utilizar todos os métodos possíveis para diminuir a dor e o sofrimento físico e psicológico das cobaias envolvidas (Refinemet).

Referencias:
Site do PeTA : http://www.peta.org/
Vídeo: PeTA Anti Animal Testing
http://www.youtube.com/watch?v=0QRBcHIIsXc&feature=related

Site e vídeo sobre a associação Anti-PETA:
http://www.petakillsanimals.com/
http://www.youtube.com/watch?v=MblfdR459Rk

www.wikipédia.org

Material de bioética do moodle: Peter_Singer_e_experimentacao_animal.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

Um pouco sobre o Blog

"Bem-vindo ao Ethos Animalis! Este blog foi criado por estudantes de Bioética, da Universidade de Brasília, com o intuito de levantar questões polêmicas e expor diferentes opiniões sobre a experimentação usando cobaias não-humanas. Serão abordadas várias situações, conceitos, exemplos, etc... Nosso objetivo também é mostrar o que já foi feito em prol dos animais no que diz respeito ao seu uso na Ciência. Sinta-se à vontade para comentar, criticar, sugerir, etc. Afinal, num espaço ético, opiniões são expressas e respeitadas!"

Pesquisar este blog